Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 7 de junho de 2015

Resenha de Filme - Romance Policial

Romance Policial. Boa Trama Para Um Conto.
Uma co-produção chilena e brasileira lá do ano de 2012 só agora chega às nossas telonas. “Romance Policial” conta a história do funcionário público e escritor amador Antônio (interpretado por Daniel de Oliveira) que não tinha tempo para escrever seus contos. Ele recebe a visita de um velho escritor (interpretado por Rogério Fróes), que o estimula a continuar a escrever. Assim, Antônio consegue tempo para uma viagem à Bolívia para depois chegar, através de caronas, ao Deserto de Atacama, no Chile. O senhor que lhe deu carona acabou assassinado e Antônio descobriu seu corpo. Apavorado, ele foge e deixa cair seus documentos perto do morto, tornando-se o suspeito número 1 e sendo perseguido pelo policial Martinez (interpretado por Alvaro Rudolphy), que apreende seus documentos e o proíbe de voltar ao Brasil. Ao mesmo tempo, Antônio se envolve com a bela Florência (interpretada por Daniela Ramirez), uma moça que procura esconder seu passado. Apesar do medo das ameaças de Martinez, Antônio tem uma curiosidade maior que o leva a investigar o caso, chegando a revelações surpreendentes.
Esse longa foi escrito e dirigido pelo chileno Jorge Durán, que voltou ao seu país para fazer as filmagens pela primeira vez desde o golpe de 1973, dado por Augusto Pinochet e seus asseclas. A história é uma excelente trama policial, muito bem escrita, que prende a nossa atenção do início ao fim. Tudo isso com um delicioso molho literário, pois nosso aprendiz de escritor Antônio finalmente tem muita inspiração para escrever seus contos, onde vai usar sua experiência pessoal e peculiar no deserto de Atacama. Nem precisa dizer que a fotografia é outro atrativo desse filme, pois temos lindas imagens do deserto circundado por vulcões ativos que tem seus cumes cobertos por neve, além de exibir as pinturas rupestres da região.
Os atores estiveram muito bem. Daniel de Oliveira, com seu talento, constrói uma interessante carreira cinematográfica. Nesse filme, ele consegue mesclar, na medida certa, o escritor sensível com o investigador que peita abertamente as autoridades locais. Daniela Ramirez também interpretou uma personagem de personalidade forte, que tinha um segredo a esconder, e que tinha um alto grau de sensualidade. Alvaro Rudolphy, na pele de Martinez, fez o policial duro e violento com maestria. Deu gosto de ver a interpretação desses três atores.
Só é de se lamentar que esses filmes demorem tanto a chegar às nossas telas. E quando isso ocorre, é daquele jeito que conhecemos muito bem, ou seja, com uma divulgação para lá de pífia. Muito lamentável que isso ocorra, pois desta vez temos uma boa história contada num roteiro bem escrito, onde a atração principal, que é o fio da trama policial, vem com atrativos extras que são a boa interpretação dos personagens, a boa fotografia e os requintes literários do texto do conto escrito por Antônio. Um programa imperdível para o bom cinéfilo.


Cartaz do filme

Antônio. Em viagem pelo Deserto do Atacama para buscar inspiração para seus contos.


Florência, uma mulher misteriosa e sensual.


O violento policial Martinez.


Uma relação de amor e conflito...

A paisagem do deserto é um atrativo à parte


Escrevendo no deserto

Belo exemplo do artesanato local


Que segredos guardam esses dois?

O diretor Jorge Durán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário