Permanência.
Revirando Passados Dolorosos.
Um filme brasileiro
revolvendo o passado de um relacionamento já terminado, trazendo dores
contidas. Essa é a principal sinopse de “Permanência”, de 2014, dirigido por
Leonardo Lacca, e que tem como atração principal a presença do grande ator
Irandhir Santos. Ele interpreta Ivo, um fotógrafo que vive em Recife e vai a
São Paulo para fazer uma exposição de suas fotografias. Enquanto ele está na
cidade, ele fica hospedado no apartamento de Rita (interpretada por Rita
Carelli), sua ex-namorada, que já vive com outro homem. Ivo também tem uma
mulher no Recife. Mas esse reencontro despertará sentimentos adormecidos e
muitos constrangimentos. A conversa de Ivo e Rita é extremamente reticente e
cheio de cuidados para não se usar as palavras erradas que tragam mágoas à
tona. E, no meio de tudo isso, o atual namorado de Rita, o que aumenta ainda
mais o clima pesado dentro do apartamento. Ao organizar sua exposição, Ivo
conhecerá Laís, uma funcionária da galeria, com quem terá um caso. E o filme
não mostrará muito mais do que isso. O ritmo é muito lento, a boa ideia é mal
aproveitada (olha aí esse problema de novo!). Um fim de relacionamento que
volta à tona, onde todo mundo tem medo de se magoar, todo mundo tem medo de
lavar a roupa suja e terminar questões mal resolvidas. Ninguém extravasa suas
mágoas, grita suas tristezas, ou seja, há uma certa falta de barraco aqui. E aí
o filme fica chato toda a vida. Vi uns bonequinhos dormindo quando conseguia
ficar acordado. Pelo menos ao final, Ivo conseguiu extravasar suas mágoas com
Rita. Mas não vou dar esse spoiler aqui. Só que foi muito pouco. Poderia haver
um conflito entre Ivo e o novo namorado de Rita, entre Rita e Lais, talvez um
“affair” entre o namorado de Rita e Laís. E, quem sabe, a namorada de Ivo
chegando a São Paulo, vinda de Recife? Ou um “affair” até entre Laís e Rita. Ou
entre Ivo e o namorado de Rita. Tantas possibilidades... mas ficava só naquele
chove não molha. Pelo menos, houve boas cenas de nudez de Laís e Rita, dando um
certo erotismo a uma trama bem fria.
Assim, com
“Permanência” fica novamente aquela impressão. A de uma boa ideia mal
aproveitada. Um filme morno, frio, com personagens sem iniciativa,
desperdiçando o bom talento de Irandhir Santos. Pelo menos as cenas de nudez
deram algum colorido. Mas quando o filme depende muito da plasticidade de um
belo corpo feminino nu, é porque as coisas vão mal...
Cartaz do filme
Ivo, um fotógrafo recifense em São Paulo.
Reencontro com Rita. Cheio de dedos...
Situações constrangedoras...
Visitando a fábrica do pai...
Rita Carelli (direita, Rita) e Laila Pas (Laís)
O diretor Leonardo Lacca
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