Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Resenha de Filme - Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens. Qual É A Hora De Envelhecer?
Ben Stiller está de volta. E o melhor, longe dos blockbusters, ou seja, quando podemos ter a chance de presenciarmos esse bom ator em papéis mais dramáticos que exigem um pouco mais de seu talento. Stiller sempre soube transitar bem entre esses dois tipos de película. Podemos vê-lo em cinemas de shopping nas férias até nos Estações da vida em baixas temporadas como agora. E, dessa vez, ele está num ótimo filme que discute questões que vão do processo de amadurecimento de um indivíduo, passando pela forma como os valores mudam com o tempo e chegando até a questão da ética na produção de um documentário. Tudo isso com leves pitadas de humor, mas com o filme tendo o gênero do drama como carro principal.
O filme em questão, “Enquanto somos jovens”, escrito e dirigido por Noah Baumbach, conta a história de um casal de documentaristas, Josh e Cornelia (interpretados, respectivamente, por Ben Stiller e Naomi Watts), que já passaram da casa dos quarenta anos. Josh divide o seu tempo entre dar aulas na universidade e finalizar um documentário que já está produzindo há muito tempo. A vida do casal parece monótona e vazia. Um casal amigo, da mesma idade, está mais preocupado em ter filhos, algo que Josh e Cornelia repudiam, já que eles fracassaram depois de muitas tentativas. Um belo dia, numa das aulas de Josh, surge um casal na sala que está na casa dos 25 anos: Jamie e Darby (interpretados, respectivamente, por Adam Driver e Amanda Seyfried). Jamie se apresenta como um fã de Josh e logo Josh é seduzido. Ele acha que esse casal mais jovem é bem mais descolado e sabe das coisas, e logo quer começar uma amizade para experimentar esse gosto de juventude revigorante. Uma juventude que repudia a tecnologia e ainda preserva coisas antigas, por mais estranho que isso possa parecer, ao passo que o casal mais velho não abre mão dos confortos da tecnologia. Mas o que parecia uma nova filosofia de vida para Josh, logo se tornará uma grande decepção... paremos por aqui.
O casalzinho Stiller-Watts funcionou muito bem. Atores que eram carinhas novas e bonitas já encaram papéis mais maduros, na crise dos 40. E aí fica a pergunta: vale a pena voltar no tempo e se rejuvenescer ou ter consciência do envelhecimento e assumir uma postura mais digna com relação à passagem do tempo? É pecado uma pessoa mais velha querer beber da fonte da juventude? Ou cada coisa está escrita em seu tempo determinado? Só de levantar essas questões, o filme já vale o ingresso. Obviamente, nosso casal mais velhinho vai passar por momentos engraçados ao tentar esse rejuvenescimento. Mas o foco aqui não é a comédia, mas sim a discussão filosófica de como o homem deve encarar a passagem do tempo.
O filme já seria de grande valor se abordasse apenas essa questão. Entretanto, ele vai além, pois é um filme sobre documentaristas e a arte de se fazer documentário. E aí, novas questões são levantadas: um documentário deve ser objetivo e mostrar a vida como ela é? Ou o documentário é o produto da visão de um documentarista, constituindo-se, apenas em mais uma visão da realidade? Ou, pior, é uma montagem deliberada de uma ideia fictícia que tem contornos artificiais de real? Infelizmente, não posso dar mais dicas aqui, pois caso contrário vamos cair nos spoilers. Mas dá para perceber que um filme com Ben Stiller que trabalha questões e reflexões tão profundas só pode fazer mais bem â carreira de Ben (desculpem-me, mas não resisti ao trocadilho).

Dessa forma, “Enquanto Somos Jovens” é outro filme que merece a atenção do bom cinéfilo, pois tem vários atrativos: Ben Stiller em filme mais reflexivo, a questão dos efeitos da passagem do tempo no indivíduo e a questão da ética na produção de um documentário. Prato cheio!!!

Cartaz do filme

Josh e Cornelia. Um casal buscando revigorar sua vida.

Problemas com o sogro...

Casal amigo da mesma faixa etária. Preocupação com filho

Jamie...

... e Darby. Casal mais jovem e "descolado"...

Novas experiências e alucinações com o Santo Daime...

Será que se envolver com esse casal vai ser uma boa experiência?

Qual é o segredo da felicidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário