Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

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domingo, 14 de junho de 2015

Resenha de Filme - O Fim De Uma Era.

O Fim De Uma Era. Uma Colcha De Retalhos Bem Montada. O Mais Curioso Da Operação Sonia Silk.
Mais um filme da “Operação Sonia Silk”. Encerrando a trilogia, vamos falar hoje de “O Fim de Uma Era”. Esse filme é o mais curioso de todos, pois pode ser visto como uma colcha de retalhos muito bem costurada. Em primeiro lugar, as imagens têm uma grande expressão, pois foram tomadas na beleza do preto e branco, que favorece muito o cinema de arte, já que o contraste é muito mais bem definido que no colorido. As imagens da natureza, com florestas cujas folhas têm todas as matizes, do negro ao branco, são marcantes, assim como os rostos de Leandra Leal e Mariana Ximenes. Mas esse filme também usa imagens das filmagens dos dois outros filmes anteriores, tal como se fosse um “making of”. Só que a intenção não é exatamente fazer um registro da produção dos filmes. As cenas de “making of” são usadas como suporte narrativo das histórias que são narradas por antigas atrizes da Belair, como Helena Ignez e Maria Gladys. Não é à toa que o filme é dedicado às musas. E tais histórias têm um conteúdo de amor, mágoa, melancolia e vingança. A forma como as imagens são costuradas no fio narrativo das pequenas histórias é uma característica marcante dessa película. E ainda há poemas de Emily Dickinson e músicas de George Gershwin de brinde. Assim, esse filme pode nos fornecer muitas boas experiências simultâneas: a plasticidade do preto e branco, as curiosidades do “making of”, o uso desse “making of” como suporte narrativo, as histórias cheias de sentimento e agonia.  Do ponto de vista técnico, podemos perceber que a grande virtude de um filme como esse reside na montagem, que foi feita com muito esmero e atenção, pois caso não o fosse, o resultado poderia ter ficado pouco satisfatório.

Dessa forma, “O Fim de Uma Era” merece ser visto, principalmente pelo processo um tanto artesanal de sua produção. E a palavra “artesanal” não deve ser vista aqui como em seu sentido mais prosaico, pelo contrário. O “artesanal” aqui é carregado de todo um cuidado com a complexidade de elaboração do processo que foi a montagem do filme. Não é um artesanal que produz um vaso de barro ordinário, mas sim um Rolls-Royce. Assim, temos um produto bem acabado que é um deleite para os olhos de qualquer cinéfilo. Esse também vale a pena dar uma conferida.

Cartaz do filme


Plasticidade do preto e branco,indo muito além do making of...


Leandra Leal...


... e Mariana Ximenes. Musas...


Lindos contrastes...


Bom uso de closes...

Cenas de filmes anteriores...

Interlúdios...




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