Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 13 de agosto de 2016

Resenha de Filme - Anistia

Anistia. Liberdade Vigiada.
Uma curiosidade produzida em 2011 passou em nossas telas. Diretamente da longínqua Albânia, a película “Anistia” nos ajuda a descortinar a vida esquecida de um dos mais distantes cantões da antiga cortina de ferro. Não é todo o dia que a gente pode ter acesso a esse tipo de película e ter uma ideia do que se passa naquele país.
Vemos aqui a história de Elsa (interpretada por Luli Bitri), uma esposa que vive com seu sogro e os dois filhos numa pequena cidade afastada da capital do país, Tirana. Elsa viaja à capital uma vez por mês para visitar o seu marido no presídio, preso por atividades ilícitas como o jogo. Faz pouco tempo que a Albânia regularizou as visitas íntimas e Elsa, afastada do marido, reage de forma fria às investidas sexuais do parceiro. No mesmo presídio, Shpetim (interpretado por Karafil Shena) também visita sua cônjuge e se comporta da mesma forma que Elsa. Um belo dia, um jovem casal cujo namorado está preso, decide oficializar sua união e casa dentro dos limites da prisão. Elsa e Shpetim servem como testemunhas do casório. Foi o pretexto para que os dois se conhecessem melhor e iniciassem um caso. Mas esse romance seria abalado pela intervenção do sogro de Elsa e por outros fatores que estavam por vir.
Mesmo tendo sido feita em 2011, a película parece ser muito mais antiga ou, pelo menos, a cópia que foi exibida. Isso só aumenta a impressão de como este país parece isolado e atrasado tecnologicamente, embora sejam mencionados no filme problemas de origem capitalista bem contemporâneos como a presença de empresas estrangeiras no país e demissões provocadas por cortes de custos. A falta de perspectivas de vida para a população se reflete inclusive nos crimes praticados pelos cônjuges dos protagonistas. Se o marido de Elsa era envolvido em jogos ilícitos, a esposa de Shpetim, por sua vez, falsificava documentos para as pessoas saírem do país, sendo uma prova de que o velho controle sobre o indivíduo e a burocracia dos tempos soviéticos ainda se faz muito presente na Albânia. E pensar que todo mundo se preocupa com a Coreia do Norte quando temos um caso semelhante bem dentro da Europa. O simples fato da visita íntima nos presídios ser uma coisa nova no país já mostra como ranços de autoritarismo ainda são muito presentes no Estado albanês.
Agora, o que surpreendeu foi o trabalho dos atores. Mesmo que assistir a uma película da Albânia possa ser considerada uma experiência relativamente nova, sempre os estereótipos pululam em nossa cabeça e os referentes àquele país da Europa Oriental nos dizem que esse deve ser um povo fechado, frio e mal-humorado. Mas no filme, não vemos isso. embora os albaneses não sejam espontâneos e expansivos como a maioria dos brasileiros, ainda assim vemos um povo comunicativo e de atitudes alegres. A cena do casamento que teve Elsa e Shpetim como testemunhas atesta isso. Sorrisos brotavam do rosto dos guardas, do juiz e dos protagonistas, e a noivinha era o frescor da juventude em pessoa, cujas expressões de felicidade incontida lembravam, guardadas as devidas proporções, as expressões de felicidade de Mae Marsh nos filmes de Griffith nas primeiras décadas do século passado.

Apesar dos vários aspectos positivos, o filme teve um probleminha: seu desfecho, abrupto demais, num momento em que o roteiro se desenvolvia de forma um tanto morosa. Ficou a impressão de que a coisa ficou mal escrita, o que acabou sendo uma pena. Mesmo assim, “Anistia” é um filme recomendável, pois nos dá uma chance até agora única de abrirmos uma janela para um país tão isolado como esquecido, a Albânia, que nos dá a oportunidade de conhecermos um pouco mais daquela longínqua terra. Além disso, tivemos a grata surpresa de presenciarmos boas atuações de atores que fogem aos nossos parcos e preconceituosos estereótipos. Mesmo que a película não seja aquela maravilha toda e siga um ritmo lento, vale a pena assisti-la. Só é de se lamentar, como sempre fazemos aqui, a pouquíssima quantidade de salas disponíveis para a sua exibição quando o filme esteve em cartaz. Mas não deixe de ver aqui o trailer após as fotos.

Cartaz do Filme

 
Shpetim tem sua esposa na cadeia

E Elsa também...

Mirela Naska
Eles se conheceram no casamento de uma noivinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário