Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha de Filme - Neruda Fugitivo

Neruda Fugitivo. Exílio Com Cara De Colônia De Férias.
Um inquietante filme chileno chegou às nossas telonas. “Neruda Fugitivo”, escrito e dirigido por Manuel Basoalto, fala de um trecho específico da vida do famoso poeta chileno Pablo Neruda. Em 1948, o escritor era senador da república. Conhecido por suas tendências comunistas, Neruda (interpretado por José Secall) criticava na época o então presidente Gabriel Gonzaléz Videla (interpretado por Max Corvalán) por ter traído os interesses do povo e da república. O presidente, então, que já havia aberto uma temporada de caça às bruxas, prendendo antigos aliados, não vai aceitar os discursos altamente críticos de Neruda e mandará prendê-lo. Ao saber da situação, Neruda parte para o sul do Chile, com o objetivo de pegar um barco que o esperava para levá-lo ao exílio. Mas o tal barco não apareceu e nosso poeta teve mesmo que atravessar os Andes.
Até aí, tudo bem. O problema é que a fuga de Neruda mais pareceu uma colônia de férias, onde ele praticamente não passou qualquer sufoco mais sério, enquanto que o pessoal que maquinava sua fuga passava por maus bocados. A história também faz alusões à época de criança e de adolescência do poeta, quando ele descobriu a poesia e as mulheres que ele tanto amava. Podemos testemunhar ainda na película, vários versos escritos pelo poeta, que sempre eram lindos. E o filme não foi muito mais do que isso, o que é uma pena, já que a ideia era muito boa. Talvez outros momentos da vida do poeta pudessem ser retratados. Ao concentrar praticamente toda a história do filme em sua fuga, a cadência do filme ficou extremamente lenta, tornando-o até um tanto desinteressante. E Neruda merecia uma cinebiografia bem melhor que essa.

Assim, o filme só se salva mais pela obra poética do grande escritor. Para quem gosta de seus versos, o filme é recomendável. Mas não se espere muito de “Neruda Fugitivo” que, apesar de um excelente trailer, decepciona. Foi uma pena...

Cartaz do filme. Até parece que a coisa vai ser boa...

Um presidente corrupto e autoritário...


Um senador altamente desafiador...

Logo, sua ousadia chegou aos jornais...

E nosso poeta passou a sofrer perseguições...

Fuga em condições precárias, mas sem muitas ameaças...

Quem o ajudou, passou por maus bocados...

... e até foi para a prisão...

Ganhando o Nobel de Literatura...

O verdadeiro Neruda,,,

Com Salvador Allende...




Nenhum comentário:

Postar um comentário