Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 7 de março de 2016

Resenha de Filme - A Maior História de Todos os Tempos.

A Maior História De Todos Os Tempos. Jesus Didático.
Ainda dentro da mostra de David Lean ocorrida no CCBB, vamos falar hoje de “A Maior História de Todos os Tempos”. Esse filme fala da vida de Jesus Cristo sob a perspectiva da Bíblia, ou seja, se ampara na visão oficial do cristianismo, sem voos criativos maiores. Essa película foi parcialmente dirigida por David Lean, cujo nome não consta nos créditos e foi produzida no ano de 1965. Para quem quer entender a história de Jesus segundo as Sagradas Escrituras, é um prato cheio. Em alguns momentos, parecia que os próprios apóstolos tinham escrito o roteiro, tamanhas eram as citações da Bíblia nas falas dos personagens. O filme tinha ares de superprodução, com uma quantidade enorme de figurantes atuando em locações grandiosas, onde a paisagem era um elemento esteticamente importante. As imagens de grandes paisagens eram celebradas por trechos de “Aleluia”, de Handel, o que tornou o filme altamente “celestial”, eu diria, nesses trechos. O elenco também foi de se tirar o chapéu. Max Von Sydow foi escolhido para o difícil papel de Jesus, onde ele tinha que ser sereno, explosivo, afetuoso, persuasivo, tudo isso nos momentos certos. E Sydow, como o grande ator que é, conseguiu desempenhar de forma muito convincente e no “timing” perfeito todos esses papéis. Mas essa superprodução também tem outras figuras de peso como José Ferrer, Martin Landau, Charlton Heston, Roddy McDowall, Donald Pleasence, Sidney Poitier, Telly Savalas, John Wayne, Mark Lenard, Robert Loggia, Celia Lovsky, etc.
E quando se trata de dizer que era a “Maior História de Todos os Tempos”, o pessoal não estava de brincadeira, pois a película teve três horas e quarenta e cinco minutos de duração. Foi um duelo e tanto assisti-la lá no CCBB. Mas um duelo muito prazeroso, diga-se de passagem, pois, apesar do tema floreado com as Sagradas Escrituras, o filme é um bom resultado cinematográfico que flui muito bem e não te deixa entediado em nenhum momento da exibição. E isso numa história que a grande maioria de nós, religiosos ou não, já conhecemos muito bem. Me arrisco a dizer que é um dos melhores filmes sobre a vida de Cristo que existem por aí.

Dessa forma, apesar da longuíssima duração, “A Maior História de Todos os Tempos” merece ser visto, principalmente se você perdeu alguma aula de catecismo, pois você lá verá a história de Jesus Cristo contada da forma mais fiel à Bíblia possível. Nem em cultos católicos ou evangélicos a coisa está tão didática. E, tudo isso com um elenco de se tirar o chapéu. E não deixe de ver uma versão dublada de quase três horas do filme depois das fotos.

Cartaz do Filme

Max Von Sydow em excelente caracterização

Andando no seu burrinho...

Santa Ceia


Com a clássica coroa de espinhos...

Via crucis



Nenhum comentário:

Postar um comentário