Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 13 de março de 2016

Resenha de Filme - Madeleine

Madeleine. (In)Decifrando Uma Morte.
Ainda dentro da mostra de David Lean no CCBB, vamos falar hoje de “Madeleine” (1950), um filme menos conhecido do consagrado diretor, sendo uma boa oportunidade de vê-lo na mostra, já que o filme está esquecido tanto na tv aberta quanto fechada, assim como nos lançamentos em DVD. É mais uma película estrelada por Ann Todd, que também participou de “Sem Barreira no Céu”, que teve um casamento muito turbulento com Lean. “Madeleine” é um filme bem peculiar do cineasta, com influências rasas do expressionismo e com uma tremenda cara de teatro filmado.
No que consiste a história de “Madeleine”? A protagonista é uma filha de classe média em Glasgow no ano de 1857. Ela tem como pai o rígido James Smith (interpretado por Leslie Banks), que está incomodado com a moça, que já está passando da idade de se casar e não escolhe um partido. Aparecerá na vida de Madeleine William Minnoch (interpretado por Norman Woodland), que passa a cortejá-la e pede a sua mão em casamento ao pai, no que ele prontamente aceita, sem consultar a filha, praticamente impondo a ela que case. Mas Madeleine tem um amor secreto, o francês Emile L’Anglier (interpretado por Ivan Desny), de estrato social mais baixo e que jamais será aceito pelo pai da moça. Mesmo assim, Emile pressiona Madeleine para que ela o apresente ao pai. Madeleine decide fugir com Emile, mas o francês recusa esta saída. Madeleine rompe com ele e o francês a chantageia com as cartas amorosas que ela escreveu para ele. A moça, então, vai começar a comprar arsênico e Emile morre envenenado. A moça é acusada de homicídio e julgada. A partir daí, a película faz um devaneio sobre a culpabilidade de Madeleine. Será que a responsabilidade da moça pelo crime é tão óbvia assim?
Esse filme é baseado numa história real que deve ter causado muita polêmica na época. Cinematograficamente falando, a história acabou descambando para um filme de julgamento, que ficou um tanto enfadonho, a não ser pela excelente interpretação do artista que fez o advogado de defesa de Madeleine, André Morell. Outro ator que esteve muito bem foi Leslie Banks, que fez um duro e tradicional pai. A película também mostrou um excelente início, onde os encontros secretos de Madeleine e Emile eram permeados por um lindo claro/escuro provocado por uma iluminação muito bem pensada. No mais, o filme não tem detalhes mais dignos de atenção, exceto pelo fator de despertar atenção por ser uma curiosidade e uma raridade, já que não temos acesso a essa película tão facilmente. Podemos ainda dizer que o filme faz uma espécie de testemunho da condição da mulher na Escócia do século XIX, pois Madeleine era tratada de forma muito severa pelo pai e por Emile, sendo respeitada apenas por Minnoch, que ficou visto como o trouxa da história. O filme também faz uma crítica nada velada do sistema judicial escocês. Mas falar sobre isso seria dar um spoiler muito forte e não o farei aqui.

Dessa forma, se você teve curiosidade de ver “Madeleine”, talvez somente em blu ray ou internet. Não é um grande filme, mas para o cinéfilo inveterado, uma curiosidade digna de nota, por ser uma película muito peculiar de David Lean.

Cartaz do Filme

Madeleine e seu amor secreto

Um amor entre estratos sociais diferentes

Encontros as escondidas

Filme tem lindo claro/escuro. Herança expressionista.

Amor de cabeceira

Um pai muito rigoroso

Madeleine não quer revelar seu amor ao pai

Um amor se torna uma ameaça

Experiências com arsênico

Um julgamento

Madeleine. Culpada ou Inocente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário