Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Resenha de Filme - Aliança do Crime

Aliança Do Crime. Química Perigosa.
Um bom filme americano nas telonas. “Aliança do Crime” é baseado numa história real passada no período 1975-1995 na cidade de Boston, sobretudo em seu submundo, onde o personagem principal é o gângster James “Whitey” Bulger, um cara que controla todas as atividades ilícitas da parte sul de Boston e é um cão chupando manga de tão ruim, tendo um comportamento extremamente autoritário, arrogante e que não perdoa traições e falhas, matando com extrema violência a todos que levemente o desagradavam. O criminoso tem um irmão mais novo, Billy Bulger, que é senador do estado. Ainda, um antigo amigo de infância dos dois irmãos, John Connolly, é agora agente do FBI. Pois bem, o grande problema aqui foi que, se James Bulger controlava todo o submundo do crime do sul de Boston, a máfia italiana controlava a parte norte e tinha intenções bem explícitas de também controlar o sul. Nesse contexto, Connolly propõe um trato a James Bulger: ele será um informante do FBI e vai entregar as atividades e esconderijos dos mafiosos e, em troca, os negócios de Bulger não sofrerão qualquer interferência do FBI, desde que Bulger não cometa homicídios ou não faça atividades com drogas enquanto for informante. Desde já, fica bem claro que essa química será bem explosiva e trará consequências bem sérias.
O filme, dirigido por Scott Cooper, tem o grande trunfo de contar com o camaleônico Johnny Depp no papel principal de James Bulger. Uma excelente maquiagem o deixou louro, com uma leve calvície, olhos verdes e um dente horrorosamente escurecido. Mas de nada a maquiagem adiantaria não fosse a fantástica atuação de Depp, que era de dar medo. O homem falava de forma mansa e bem ameaçadora em alguns momentos, o que deixava os demais personagens totalmente intimidados. A frieza com a qual seu personagem praticava os homicídios também era muito repugnante e não dava para se ficar indiferente à forma de atuação de um artista que já incorporou (parece ser essa a palavra mais exata) os mais variados personagens. Pontaço para Johnny Depp. Atuação para se tirar o chapéu, e que muito acrescentou à sua carreira. Me arrisco a dizer que o cara já merece até um Oscar, sobretudo por essa atuação que coroa sua carreira altamente fulgurante.
E os demais atores? O irmão de James Bulger, Billy Bulger, foi interpretado por um outro ator que mostra cada vez mais o seu talento e cativa cada vez mais os fãs de cinema: Benedict Cumberbatch. Sua atuação mais uma vez foi muito boa e chama muito a atenção vê-lo contracenando com Johnny Depp. Só é uma pena que Cumberbatch não tenha aparecido tanto e essas relações nebulosas entre o crime e a política regadas a laços familiares não tenham se aprofundado muito (provavelmente na vida real deve ter havido mais coelho nesse mato, mas o filme não explorou muito isso, parecendo algo demasiadamente asséptico). A relação entre James Bulger e John Connolly (interpretado por Joel Edgerton), por sua vez, foi bem mais enfocada e conflituosa, sendo o grande atrativo do filme, embora não devamos entrar em detalhes aqui para não tornar os “spoilers” mais pronunciados. Só vou dizer aqui que esse relacionamento foi altamente “hard core” e foi responsável pelo clima pesadíssimo da película. É de se lamentar que Kevin Bacon tenha tido um papel mais periférico ainda no filme, como o chefe de Connelly, que via com muitas reservas a interação do agente com o bandido. Talvez ele pudesse ser mais bem aproveitado.

Dessa forma, “Aliança do Crime” é um excelente filme policial, com bons atores e atuações, coroando a carreira de Johnny Depp, como um de seus melhores papéis, se não tiver sido o melhor. Para sermos mais justos, temos que dar uma repassada geral em sua carreira para verificarmos se sua última atuação foi a melhor ou não, mas que essa última foi muito boa, ah isso foi. Um filme pesado e violento, onde relações promíscuas entre “mocinhos” e “bandidos” foram soberbamente exploradas, numa mostra de que a vida sempre pode ser mais imaginativa que a arte. Uma película que merece muito a sua atenção se você gosta de um bom cinema.

 
Cartaz do filme

Johnny Depp como James Bulger. Irreconhecível e repugnante.

O verdadeiro James Bulger. Prova de um excelente trabalho de caracterização da película.

Um assassino implacável.

Billy Bulger. Um senador com um irmão problemático. 

Buscando manter um bom relacionamento.

Connolly e Bulger. Química explosiva.


Momentos de ira...

Johnny Depp e o diretor Scott Cooper...




Nenhum comentário:

Postar um comentário