Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Resenha de Filme - Sobre Amigos, Amor e Vinho

Sobre Amigos, Amor E Vinho. Só Se Leva Dessa Vida A Vida Que Se Leva.
Um filme francês totalmente comercial. Uma comédia leve. Parecem adjetivos desinteressantes? Não nesse caso aqui. “Sobre Amigos, Amor e Vinho” é uma interessante película que nos faz refletir sobre a vida e as rasteiras que ela nos dá, com um toque de humor inteligente e refinado.
Vemos aqui a história de Antoine Chevalier (interpretado por Lambert Wilson), um cinquentão que sempre levou uma vida muito regrada, com alimentação balanceada, distância do álcool e cigarro, atividade física constante, etc., e tudo isso não evitou que nosso protagonista sofresse um ataque cardíaco. Depois de Antoine se recuperar do enfarte, ele decidiu levar a vida mais na flauta, comendo, bebendo e fumando o quanto quisesse, abandonando o emprego e levando uma vida um tanto vagabunda. Isso vai afetar sua esposa e todos os seus amigos à sua volta, que também possuem problemas como todo mundo. Todos eles se conheceram na Universidade quando jovens e agora atingem a meia idade ainda unidos. O problema é que a vida nova de Antoine vai trazer alguns conflitos e o filme se desdobra em meio a vários episódios de complicados relacionamentos entre os personagens principais.
Temos aqui uma boa radiografia da fragilidade da condição humana, onde esses amigos praticamente serão um livro aberto uns aos outros, embora uns mais e outros menos. Vemos muitas situações divertidas, mas outras são bem tensas. Esses personagens nos cativam a tal ponto que nos pomos em seus lugares e fica a situação de que já vivenciamos alguns dos problemas lá exibidos, algo que nos incomoda, pois alguns personagens têm reações infantis a tais problemas, e percebemos que tivemos as mesmas reações quando fomos nós que passamos por aquilo.
O filme também reedita aquela máxima de que, ao fim, só temos a nós mesmos, ou seja, somente um ser humano pode ajudar outro. Só renovamos nossas esperanças e visões de mundo quando encontramos outro humano ávido por essa renovação. E as pessoas, assim, tornam-se amigas e se completam. E, se têm diferenças, sempre uma boa conversa ajuda. Só não se pode se fechar para o mundo, algo que muita gente faz (confesso que também o faço).

Assim, “Sobre Amigos, Amor e Vinho” é uma interessante película. Apesar de ser uma comédia leve e morna, tem um humor refinado e algumas lições de vida que, de vez em quando, precisamos ter. Um filme que vale a pena uma conferida.

Cartaz do filme


Antoine decidiu mudar radicalmente sua vida após um enfarte.


Amigos muito unidos

Bons relacionamentos aparentes...

Todo mundo se entendendo...

Mas há, também, conflitos latentes...




Nenhum comentário:

Postar um comentário