Vila
Amália. Jogando Tudo Para o Alto.
Abandonar seu
cotidiano, jogar tudo para o alto e remodelar totalmente sua vida até as
últimas consequências, abdicando até do uso da energia elétrica, vivendo
praticamente como um eremita no alto da montanha. Foi isso que a maravilhosa
atriz Isabelle Huppert fez em “Vila Amália”, filme francês de 2009.
Vemos aqui a história
de uma renomada pianista, Ann, que flagra o marido a traindo na rua. Mas, ao
mesmo tempo, se encontra com Georges, seu amigo de infância (interpretado por
Jean-Hugues Anglade). A traição que Ann sofre será o empurrãozinho para ela
mudar completamente sua vida. Ela se separa de seu marido, vende seu
apartamento, abandona sua profissão de compositora, se desfaz de todos seus
bens e coloca o dinheiro na conta de Georges, para não deixar vestígios. O
filme vai mostrando lentamente todo o processo de desmonte da vida de Ann, algo
que qualquer um de nós teria medo de fazer. Largar casa, emprego, tudo,
transformar isso em dinheiro e simplesmente sair por aí, se desfazendo dos
poucos bens materiais a cada estação, a cada parada. A única referência será
apenas Georges, que apaixonado, ainda sofre a falta de correspondência amorosa
de Ann. A nossa ex-pianista encontrará seu refúgio perfeito numa casa
abandonada próxima ao litoral da Itália, terá uma breve experiência homossexual
e terá uma vida aparentemente livre. Isso até a hora em que sua mãe falece e
ela é obrigada a encarar seu pai, que havia abandonado a família. Também
músico, o pai de Ann admira a obra da filha, mas não dá a mínima para os sentimentos
“católicos” dela e da mãe, pelo fato de ser judeu. Ele critica os gritos de
infância da mãe e da menina Ann, lembrando que é importante para um judeu viver
num ambiente sem gritos (muito provável alusão ao holocausto). A frieza
monolítica do pai só será quebrada quando Ann, segurando a porta do elevador,
acaricia seu rosto e vemos o semblante do pai judeu totalmente surpreso. De
qualquer forma, esse breve encontro não interrompe o isolamento de Ann, que
termina o filme dentro de sua casinha no alto da colina com vista para o mar e
sem energia elétrica. Muito romântico, mas talvez irreal, como só o cinema
consegue ser...
Cartaz do Filme
Ann e Georges
Ann, a pianista (e toda
a elegância de Isabelle Huppert).
Nova casinha de Ann..
Experiência íntima com
morenaça italiana
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