Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Resenha de Filme - Um Plano Brilhante

Um Plano Brilhante. Comédia Engraçadinha.
Uma comediazinha engraçadinha para entreter. Essa é a melhor definição de “Um Plano Brilhante”, produção inglesa de 2013 dirigida por Joel Hopkins. O filme não é lá essas coisas. É bonzinho, serve para distrair a cabeça. O maior trunfo está na dupla Pierce Brosnan – Emma Thompson, que bota todo o seu talento à disposição. É muito curioso ver um dos James Bond e uma das grandes divas do cinema fazendo humor. O filme vale por essa curiosidade.
Mas, e a história? Temos aqui o casal separado Richard e Kate, que ainda mantém um convívio amigável, se lembrando dos velhos tempos de casamento e tratando um ao outro com ironia no que se refere aos novos relacionamentos e namoricos. Richard está se aposentando de seu emprego. Mas, no último dia de seu trabalho, eis que ele descobre que a empresa em que ele trabalha faliu, levando todo o dinheiro de sua aposentadoria e da ex-esposa. Tudo isso porque uma empresa francesa que comprou  a empresa em que Richard trabalhava saiu de cena com todo o dinheiro. Tomados pela revolta, Richard e Kate vão até Paris para dizer umas poucas e boas ao dono da empresa francesa, Vincent (interpretado por Lawrence Lafitte). Mas os dois são expulsos da empresa por parrudos seguranças. Na rua, eles presenciam a figura da namorada de Vincent, e depois descobrem que ela usará um diamante em sua festa de casamento. Os dois então vão fazer um plano louco, estúpido, mas brilhante, de invadir a festa com identidades falsas de empresários texanos, trocar o diamante original por um falso e fugir.
Enredozinho bem simples, salpicado de piadas sobre casais separados que conhecem detalhes íntimos um do outro. A coisa começa engraçada, mas depois de uma certa altura, essas piadinhas matrimoniais começam a cansar. Piadas sobre a idade avançada do ex-casal também estão presentes, o que torna a dupla em alguns momentos não engraçada, mas até um pouco boba. Alusões a James Bond não faltam, aproveitando o gancho de Pierce Brosnan, algo que foi bem utilizado, principalmente numa cena em que os personagens manuseiam uma arma num restaurante. O disfarce de texanos foi outro ponto legal da história, onde os ingleses têm a oportunidade de fazer uma sátira escrachada e caricata desse estado americano tão peculiar. Um detalhe engraçado que funcionou foi a alergia de Kate a flores e a de Richard a gatos, criando boas situações de riso num ponto chave do filme, onde eles estavam no quarto da noiva, repleto de flores e gatos e os dois tentando segurar os espirros para não fazer barulho (isso foi uma boa ideia). Assim, a pretensão de se fazer uma comédia com dois atores consagrados, consegue fazer rir em alguns momentos, mas infelizmente peca por piadas forçadas e meio sem graça em outras passagens. Não é nem preciso dizer que o desfecho é altamente previsível, com todo mundo feliz e com um sorriso estampado na cara.

De qualquer forma, se você quer ver uma comédia leve, só para distrair, “Um Plano Brilhante” vale a pena. Mas não vá ao cinema esperando muita coisa. Vá tranquilo, só com a intenção de se divertir. O filme vale pelos atores principais. E vale por perceber que a EmmaThompson ainda está com um corpaço, apesar da idade.

 Cartaz do filme. A gente vai ao cinema por causa deles.


Richard e Kate. Simpático ex-casal.


Tramando o roubo de um diamante.


 Sátira a James Bond.


Texanos caricatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário