Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha de Filme - O Segredo dos Diamantes.

O Segredo Dos Diamantes. Aventura Juvenil À Mineira.
Helvécio Ratton, o mesmo diretor de “O Menino Maluquinho”, traz mais uma história juvenil para o cinema, carregada de mineirice. Vemos aqui a história de Ângelo (interpretado por Matheus Abreu), um garoto que viaja com os pais para uma cidade do interior de Minas com o objetivo de visitar a avó. Durante a viagem, a família conversa sobre um antigo padre da cidade que era contrabandista há 200 anos e que teria escondido uma caixinha com moedas de ouro e diamantes. A suposta caixinha fora achada por um morador da cidade com as moedinhas, mas sem os diamantes. Infelizmente, o interessante papo foi interrompido drasticamente por um acidente, onde o pai ficou em estado de coma, com traumatismo craniano. Sem dinheiro para fazer uma cara cirurgia, a vida do pai de Ângelo fica em risco. Resta a ele procurar os diamantes com seus amigos Julia (interpretada por Rachel Pimentel) e Carlinhos (interpretado por Alberto Gouvêa), onde ele seguirá as pistas contidas num papelzinho dentro da tal caixinha. Mas eles terão que driblar o maldoso Silvério (interpretado pelo lendário Rui Rezende, o professor Astromar de “Roque Santeiro”), o dono do antiquário local, descendente do padre e que buscou os diamantes pela vida inteira.
É um filme engraçadinho, a começar pelos atores pré-adolescentes. Eles interpretaram muito bem, embora o português castiço deles, com todas as concordâncias e tempos verbais corretos pareça soar muito artificial num país com tantos problemas educacionais. É uma história de aventura num ritmo lento, onde o grande barato é desvendar as pistas na busca pelos diamantes. A coisa não é tão elaborada assim, mas o filme tem o mérito de dar algumas pequenas informações históricas sobre a mineração no Brasil e de usar como base das pistas a obra “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Toda pequena informação cultural é válida para o público-alvo desse filme, que são justamente os pré-adolescentes. De destaque somente a presença de Rui Rezende (como ele estava sumido!) fazendo um bom vilão que, embora fosse ameaçador, não foi violento, e a trilha sonora cantada pelo grupo Skank. Outra atriz mais conhecida foi Dira Paes, fazendo o papel da mãe de Ângelo que, pelas circunstâncias da história, infelizmente não aparece muito. Mas deixou a sua marca pelo talento.

Apesar de ser uma história morna, “O Segredo dos Diamantes” é uma boa contribuição para o cinema brasileiro, pois ajuda justamente na variação de gêneros e temas em nosso país. Um cinema mais monotemático e recorrente mostra uma pobreza. E “O Segredo dos Diamantes” ajuda na variedade. Mas não é um grande filme, não. Coisa de “Sessão da Tarde”. À mineira.

Cartaz do filme


Uma viagem drasticamente interrompida



Um trio atrás de um tesouro



Mistério com direito a investigação em sebo.



Rui Rezende fazendo um bom vilão depois de muito tempo sumido.


Em Gramado

Nenhum comentário:

Postar um comentário