Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha de Filme - Grandes Olhos

Grandes Olhos. Mais Uma Genialidade De Tim Burton.
Tim Burton nos brinda com um filmaço. “Grandes Olhos” é um filme premiado com um Globo de Ouro (melhor atriz de comédia ou musical para Amy Adams) conta a história da artista plástica Margaret (interpretada por Amy Adams), uma mulher que tinha um casamento opressor e fugiu com a filha. Para viver, ela pintava berços com motivos infantis numa loja de móveis e fazia caricaturas das pessoas em feirinhas de artes plásticas por preços muito baixos e com um detalhe todo especial: os olhos das caricaturas sempre eram grandes. Um dos pintores da feirinha, Walter Keane (interpretado soberbamente por Christopher Waltz) a encorajou em seus trabalhos. O trabalho dele era sempre negado em galerias e Walter alugou paredes próximas aos banheiros numa casa de jazz para expor seus trabalhos e os de Margaret. Numa noite, Walter, totalmente bêbado, brigou com o dono da casa de jazz e isso chamou a atenção do público para os quadros lá expostos. Como houve um interesse inicial pelas obras de Margaret, Walter atribuiu a ele a autoria dos quadros. As obras ganharam muito espaço na mídia, pois Walter conhecia colunistas de fofoca nos jornais. E Margaret teve que aguentar quietinha todos os louros dados a Walter enquanto ela pintava os quadros de forma reclusa e praticamente monástica. Ela nunca denunciou o agora marido, pois ele a persuadiu com o argumento de que, com a farsa denunciada, não entraria mais dinheiro.
O filme é muito bom em todos os sentidos. Tim Burton conseguiu dar à história momentos de humor e leveza, assim como sombrias passagens carregadas de tensão e drama. Para isso, Christopher Waltz foi determinante. Sua atuação foi primorosa como um canalha de primeira com um sorriso bem caricato, onde sentíamos que essa caricatura de safado era altamente proposital. Walter era um personagem simultaneamente odioso e engraçado, aquele cafajeste que nos indigna mas que também gostamos, o que cai como uma luva para Christopher Waltz, um artista multimídia. Amy Adams estava muito bonitinha, ainda mais com seu penteado variando ao longo do tempo (décadas de 1950 e 1960), mas perto de Waltz foi até covardia falar de sua atuação, embora ela não tenha ido mal (ganhou o Globo de Ouro como foi dito acima). O problema é que ela foi ofuscada pelo talento do grande ator. Curioso isso. Na história, quem tinha muito talento como artista plástica era Margaret. Na arte de interpretar, Christopher é quem dá as cartas. Outro ator que merece destaque é Terence Stramp (salve o General Zod, de “Superman”, do Christopher Reeve!), que interpretou John Canaday, um crítico muito severo com os “grandes olhos” de Keane (quer dizer, Margaret). Ele conseguia ser impiedoso com as obras de arte que criticava, mas fazia isso com grande elegância e estilo, tirando Walter do sério.
O filme também possui deliciosas sutilezas. Walter se vangloriava de ter morado em Paris e retratado as ruas e calçadas em suas pinturas. Algumas tomadas externas de câmara buscavam tal enquadramento em alguns momentos do filme. A história também mostra o tino comercial de Walter, que ganhou mais dinheiro vendendo pôsteres e reproduções dos quadros a preços mais baixos do que as obras originais. Ele conta isso por telefone a Margaret, que depois vai fazer compras. Enquanto ela está indignada com toda a situação, a moça tira da prateleira do supermercado uma lata de sopa Campbell, numa alusão imediata a Andy Warhol, que pintava as latas de sopa como referência a reprodução em escala industrial do capitalismo. Uma deliciosa e divertida sutileza.

Por essa e por outras, “Grandes Olhos”, outro filme inspirado numa história real (esse é o grande must desse início de ano), é uma grande produção que merece toda a atenção de quem gosta de um bom filme. Aliás, é uma película do Tim Burton...

Cartaz do filme. Quem é o pintor?


Margaret. Fascínio pelos grandes olhos


Um "pintor" deliciosamente vigarista.


Fechando um contrato de exposição


Quadros expostos próximos ao banheiro


Com o sucesso dos quadros, tudo parecia ir bem, mas...



... o trabalho excessivo a esgotava.



Convencendo a moça a continuar com a farsa.


Alucinações. Dedo de Tim Burton...


Desafio com um severo crítico (atores soberbos).


Amy Adams e a verdadeira Margaret...


Tim Burton, Amy Adams e Christopher Waltz


Tim Burton, com seu penteado característico e os Grandes Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário