O
Mercado De Notícias. O Que É Ser Jornalista?
Este ano tivemos um
excelente documentário brasileiro intitulado “O Mercador de Notícias”, que tem
como objetivo principal fazer um mapeamento da atividade jornalística no
Brasil, usando como inspiração a peça teatral de mesmo nome, escrita pelo
dramaturgo inglês Ben Johnson, em 1625. Johnson teve o privilégio de ser o
segundo maior dramaturgo inglês (só perdia para Shakespeare, obviamente) e sua
peça falava sobre os primórdios do jornalismo tal como entendemos hoje, que
surgia na Europa em meados dos séculos XVII e XVIII. O documentário é muito
interessante e esclarecedor, pois podemos ver nomes consagrados do jornalismo
brasileiro sendo entrevistados, como Geneton Moraes Neto, Luís Nassif e Paulo Moreira Leite, falando de seu “metier”. E eles abordam várias questões como a liberdade
de imprensa, a ética, o posicionamento político dos jornais, a oposição das
mídias ao governo, o futuro da imprensa com o advento da internet e outros
temas caros ao jornalismo. Tudo isso entremeado por encenações da peça de Ben Johnson.
Esse documentário de
Jorge Furtado é um material e tanto não só para os estudantes de jornalismo
como também é uma curiosidade para o grande público, já que ele tem a oportunidade
de ver jornalistas falando até de forma bem crítica de sua profissão, que
muitas vezes passa a pecha de que é um “quarto poder infalível”, onde os
profissionais de imprensa, quando criticados, assumem uma postura altamente
corporativista e se defendem, muitas vezes até atacando, perante aos olhos do
público. Obviamente existem exceções, como o bom programa “Observatório da
Imprensa”, do Alberto Dines (que inclusive faz falta a esse documentário), mas
de certa forma, fica um espírito de onipotência e até uma rispidez no ar quando
a imprensa se sente atacada. Nesse documentário, não sentimos esse
corporativismo. Ao bom estilo do “Observatório da Imprensa”, analisa-se de
forma crítica o papel da mídia na sociedade, tomando inclusive o exemplo da
bolinha de papel na careca do José Serra, que tomou proporções de um atentado à
vida de um candidato a presidência da República, e a da reprodução de um
Picasso travestido de verdadeiro pela mídia, na sede do INSS de Brasília. Isso sem
falar da destruição de reputações que a mídia promove volta e meia, com o
objetivo de atacar governos ideologicamente incompatíveis com a orientação política
dos jornais.
Definitivamente, “O
Mercado de Notícias” é um documentário que vale muito a pena ser visto, pois
ele discute com muita responsabilidade qual é o papel da mídia na nossa
sociedade atual.
Cartaz do filme
Geneton Moraes Neto é um dos entrevistados.
Paulo Moreira Leite e Luís Nassif também dão boas contribuições.
O diretor Jorge Furtado e as atrizes que encenam trechos da peça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário