Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Resenha de Filme - Sniper Americano

Sniper Americano. Dificuldades Em Tempos De Guerra E Paz.
Mais um candidato ao Oscar este ano. “Sniper Americano”, de Clint Eastwood, concorre a seis estatuetas (filme, ator para Bradley Cooper, roteiro adaptado, montagem, edição de som e mixagem de som). Esse filme mexe na turbulenta história recente dos Estados Unidos da era de Bush e do terrorismo. Uma história real e trágica, que conta os horrores de uma guerra recente mal exposta pela mídia, criando uma geração de veteranos sem voz numa sociedade com livre acesso à informação, por mais paradoxal que isso possa parecer.
Vemos aqui a história do texano Chris Kyle (interpretado por Bradley Cooper), um rapaz do campo que dividia o seu tempo entre a fazenda da família e rodeios onde ele montava cavalos. Sua vida parecia meio que sem rumo até que um dia ele viu no plantão do telejornal um atentado a uma embaixada americana na África. Isso despertou no cowboy o desejo de defender o seu país dos “inimigos dos Estados Unidos” tal como era apresentado no telejornal. Assim, ele irá tardiamente (beirava os trinta anos) se alistar nos SEALs da Marinha e ser submetido a rigoroso treinamento. Enquanto se preparava para os reais campos de batalha, ele se casou e houve o atentado às torres gêmeas. Isso só atiçava seu patriotismo contra os tais inimigos. Até que o moço foi enviado ao Iraque, ocupando inicialmente o posto de franco atirador, já que tinha muita experiência com armas e miras, pois caçava nos bosques com seu pai quando era criança. O problema é que ele começou a matar muita gente e ficou conhecido pelos soldados como “Lenda”. Isso fazia com que ele se sentisse na obrigação de continuar na guerra, voltando novamente para os campos de batalha com o objetivo de defender a América, para o desespero de sua esposa e filhos.
O filme peca por retratar os iraquianos como verdadeiros vilões, onde ninguém presta. Eles se comportam como inimigos dos americanos. Todos, com raríssimas exceções. Um sheik chega a ajudar os invasores, mas desde que eles lhe paguem cem mil dólares.  A trama passa uma ideia bem maniqueísta da coisa. Mas a história também tem suas virtudes. Se ela recebeu algumas críticas por não julgar os atos do protagonista, também devemos nos lembrar que a construção da ideia do inimigo aparece em sutis momentos ao longo da vida de Chris, como no almoço em sua infância onde o pai fala de carneiros (pessoas boas sem agressividade), lobos (pessoas extremamente agressivas) e cães pastores (pessoas que defendem os bons sendo agressivos com os inimigos), ressaltando que em sua família não haverá carneiros, mas sim cães pastores. A retórica do inimigo também aparece no telejornal que rotula os terroristas que destruíram a embaixada americana como “inimigos da América”. Todas essas ideias aparecem em alguns pontos do filme e fazem a cabeça de nosso personagem principal. O questionamento de se estar no campo de batalha também é nítido, sobretudo na figura do irmão de Chris. Os dois se encontram num aeroporto do Iraque, o irmão retornando para casa, nitidamente perturbado e mandando esse lugar (Iraque) para o inferno (para não dizer o que foi citado na película, de mais baixo calão), sob o olhar perplexo de Chris.
Outro elemento muito importante do filme são os efeitos que a guerra provoca em nosso protagonista. Embora aparente sempre estar totalmente protegido dos traumas de guerra, vemos que Chris realmente sofre os efeitos dos campos de batalha. Uma paranoia latente o torna distante da esposa e dos filhos. E ele só vai conseguir lidar melhor com isso quando se relaciona com os veteranos de  guerra, para aplacar seus traumas. Esse é, aliás, um grande favor que o filme nos presta. Se víamos nos telejornais a invasão das tropas americanas aos países do Oriente Médio como o Iraque e o Afeganistão, não soubemos, entretanto, dos detalhes dessa guerra. E “Sniper Americano” nos alerta da existência de veteranos da invasão do Iraque, mutilados em seus corpos e almas. Uma coisa que parece que é meio que varrida para debaixo do tapete pela mídia. São poucas as reportagens que falam desses ex-combatentes americanos. E sabe-se lá o que aconteceu com os iraquianos.

Assim, “Sniper Americano”, apesar de promover certa demonização dos iraquianos, é um bom filme por sutilmente questionar uma retórica belicista e invasiva dos americanos e por abordar mais uma vez uma história real, uma tendência do cinema americano dos últimos tempos.

 
Cartaz do filme


To kill or not to kill?


O inimigo é qualquer um... Fogo!!!!


Dificuldades de relacionamento com a família


Retornando para matar mais motherfuckers!!!


Clint Eastwood. Cada vez mais um bom diretor, apesar das ressalvas neste filme...


 O verdadeiro Sniper....

Um comentário:

  1. Muito foi dito sobre esse filme, os críticos foram principalmente bom. Eu não tinha visto o filme Francotirador ,a verdade é que eu me recusei a fazer isso porque a guerra de gênero não é o meu favorito, bem, agora você pode vê-lo, percebi que realmente é uma história do início agarra-lo como telespectador. O resultado é o melhor, eu recomendar o suficiente.

    ResponderExcluir