Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Resenha de Filme - O Lobo Atrás Da Porta.

O Lobo Atrás Da Porta. Leituras Da Oralidade.
Mais um bom filme brasileiro. “O Lobo Atrás da Porta” é inspirado em crimes passionais ocorridos nos subúrbios do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, cujo caso mais conhecido foi o da “Fera da Penha”, que matou a filha do amante e queimou o corpo da menina com álcool. O enredo do filme, em síntese, é isso. Mas há um detalhe interessante que deve ser mencionado aqui na construção da história.
E que detalhe é esse? O filme é baseado nos depoimentos que os protagonistas dão à polícia, sendo um verdadeiro exercício de oralidade, onde cada versão é confrontada contra a outra. Inicialmente, vemos os depoimentos confusos da mãe, Sylvia (interpretada pela bela Fabiula Nascimento) e da diretora da creche que, sob a pressão da polícia, não conseguem organizar seus pensamentos. Depois vemos o primeiro depoimento (mentiroso), de Rosa (interpretada por Leandra Leal, que estava no auge de sua forma física, com cenas de nudez estonteantes!), a nossa “encarnação” da Fera da Penha. A seguir, o depoimento do pai, Bernardo (interpretado por Milhem Cortaz), que procurou sair pela tangente na questão do adultério. E, finalmente, um novo depoimento de Rosa, onde ela conta como planejou o homicídio. Esse depoimento foi o fio condutor do filme, considerado a explicação verídica, mostrando uma história bem escabrosa, onde Rosa também foi vítima, embora ela reconhecesse a gravidade do crime que cometeu, a ponto de não querer nem um advogado de defesa.
As interpretações dos atores foram muito marcantes, com destaques para Thalita Carauta, que interpretou Betti, uma mulher muito barraqueira e hilária que deu um telefonema (sob pagamento da Rosa) a Bernardo dizendo uma história mentirosa, criada por Rosa, de que ele estava sendo traído pela sua esposa. Mas todos estiveram muito bem. Milhem Cortaz transitava entre o carinho e a violência, passando pelo desespero e a perplexidade, sentimentos típicos que um marido que comete adultério. Juliano Cazarré estava impecável como o policial que investigava o crime, lançando mão de falas muito engraçadas perante toda aquela situação inusitada.  Só foi uma pena ver Tamara Taxman e Emiliano Queiroz pouco aproveitados nos papéis dos pais de Rosa. Destaque deve também ser dado à fofíssima Isabelle Ribas, que interpretou a menininha assassinada.

Assim, “O Lobo Atrás da Porta” é um excelente produto de nosso cinema e vale a pena dar uma conferida, sendo baseado em crimes passionais muito chocantes e reais. Típico caso onde a arte imita a vida.

 Cartaz do Filme.


Rosa (Leandra Leal). Vítima de uma violência gerando ainda mais violência.


Milhem Cortaz como Bernardo. Voz rouca sempre funciona.


Rosa fazendo amizade com Sylvia, a mãe.


Menina inocente. Vítima de insanidades provocadas por adultério.


À beira da execução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário