Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 22 de junho de 2014

Resenha de Filme - A Culpa É Das Estrelas

 A Culpa É Das Estrelas. Filme Bonitinho E Ordinário.
O filme “A Culpa É Das Estrelas” começa de forma um tanto inusitada. A protagonista Hazel (interpretada por Shailene Woodley, a mesma protagonista de “Divergente”) fala justamente dos clichês do tipo de filme de que faz parte (um casal de adolescentes com uma grave doença – geralmente câncer – que encontra o amor e luta contra todas as adversidades encontrando um final feliz). Ela diz que a sua história não será bem assim, pois a realidade é bem diferente. E esperamos, então, uma história que fuja dos clichês.
Bom, não foi exatamente o que aconteceu. A historinha de Hazel ainda reproduziu muitos clichês. Uma adolescente desacreditada com a vida, que se preocupava mais em agradar aos pais, que muito haviam sofrido por causa de seu tratamento, adolescente essa já acostumada com a vida de provações impostas pela doença, aguardando somente a morte e sem esperanças. Um adolescente, Gus (interpretado por Ansel Elgort), que passou pela doença e conseguiu aparentemente se curar dela, mesmo que tenha perdido parte da perna, e que é cheio de vida e otimista, transformando Hazel positivamente. Os dois irão fazer uma viagem a Amsterdã, ao encontro de um escritor cujo livro mexeu com a vida de Hazel, já que falava de uma menina em condições muito semelhantes à dela (por sinal, era a filha do escritor, que acabou morrendo de câncer). Esse escritor, Van Houten (interpretado pelo competentíssimo Willem Dafoe) revela-se uma pessoa amargurada e agressiva, decepcionando o jovem casal e, principalmente Hazel, que queria saber o que havia acontecido com os entes queridos da protagonista do livro após a sua morte. O medo de Hazel de fazer Gus sofrer com sua morte e não querer levar o namoro adiante é mais uma fórmula já vista em outros carnavais. Mas eles tomarão coragem em levar o relacionamento adiante após a visita a Casa de Anne Frank, cujas citações da menina eram ditas em alto-falantes, onde ela passava a lição de que não importam as adversidades, o mais importante era ter olhos para as coisas boas da vida. O esperado primeiro beijo é dado dentro do museu da menina sob os aplausos dos visitantes. Já vi coisas semelhantes...
Outro clichê clássico. Hazel tinha a saúde mais debilitada, mas será o seu namorado Gus que irá ter uma violenta recaída e morrerá primeiro. Ele organizará um pré-funeral, onde o futuro morto escuta o discurso de seu amigo mais próximo e de sua amada. Por fim, a morte, sempre dolorosa, com direito à presença do escritor amargurado, que traz uma carta do morto onde estava um discurso que seria feito por Gus caso Hazel morresse primeiro.
Algumas dessas características do filme já foram vistas em outras histórias com temática semelhante no passado, outras nem tanto. Mas a gente sai da sala de cinema com a mesma impressão de quando entrou: a de que “A Culpa É Das Estrelas” é mais uma história extraída de um best seller que tem a intenção de ser uma espécie de “água com açúcar” de um casalzinho adolescente malogrado pelo câncer, que curte a vida enquanto pode e que provoca as lágrimas já choradas em outros filmes quando a morte vem. Nada mais do que isso. Um filme que não acrescenta qualquer coisa a esse gênero. De destaque mesmo, podemos falar da boa presença de Laura Dern como a mãe de Hazel que, apesar da idade, ainda mantém a cara de menininha loura, e a boa atuação de Willem Dafoe como o escritor Van Houten, um verdadeiro alter ego de J. D. Salinger no que toca ao seu espírito recluso. Ou então, a boa ideia de Gus de manter um cigarro apagado na boca, uma metáfora: você tem o que te mata bem em sua boca, mas não deixa aquilo te matar. No mais, é uma história para os adolescentes de hoje conhecerem esse gênero trágico de um casalzinho que é separado pelo câncer, algo um tanto já explorado em outras épocas.


Cartaz do Filme.


Hazel e Gus.


Em Amsterdã


Solidariedade na doença.


Cigarro. Ter na boca aquilo que te mata, mas não deixar isso te matar.


Laura Dern, uma mãe protetora e angustiada.


Willem Dafoe como o escritor Van Houten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário