Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

domingo, 29 de maio de 2016

Resenha de Filme - Jogo do Dinheiro

Jogo do Dinheiro. Desafiando O Sistema.
A atriz Jodie Foster, marcada por bons filmes como “Silêncio dos Inocentes” ou “Contato”, estreia na direção. E podemos dizer que foi ela debutou maravilhosamente. “Jogo do Dinheiro” (“Money Monster”) é um daqueles filmes que gosta de desafiar o sistema. Um filme que critica a sociedade capitalista realizado no seio dos Estados Unidos. Um filme que nos faz pensar, sendo sempre esse tipo de película a melhor.
Vemos aqui a história de Lee Gates (interpretado por George Clooney), um apresentador de tv que tem um programa que dá dicas aos americanos médios de como investir no mercado financeiro. Extrovertido e convencido, Gates faz um programa altamente pirotécnico, com direito a dançarinas e piadas de gosto duvidoso, o que o faz ser malvisto pela diretora do programa, Patty Fenn (interpretada por Julia Roberts). Um belo dia, durante o programa que era apresentado ao vivo, um cara com duas caixas entrou no palco. Tratava-se de Kyle Budwell (interpretado por Jack O’Connell), que havia perdido todo o seu dinheiro depois de investir numa dica dada por Gates em seu show televisivo. Kyle tinha um colete-bomba numa das caixas e rende Gates ao vivo, proibindo a equipe de tv de cortar o sinal e colocando o colete em Gates. Começa aí um sequestro ao vivo em que Gates vai ter que usar de toda a sua persuasão para convencer Kyle a não largar o botão do mecanismo que pode detonar a bomba e levar tudo pelos ares.
O que tem de legal nessa película? A situação de Kyle, que perdeu todas as suas economias (“apenas” 60 mil dólares) era só a ponta do iceberg, já que as perdas de todos os pequenos investidores somadas foi de 800 milhões de dólares. O problema é que essa perda não pareceu um descompasso momentâneo do mercado financeiro ou um lance de azar, mas sim uma fraude que foi provocada pelo dono da empresa cujas pessoas compraram as ações. Impossível não se lembrar do filme que concorreu ao Oscar esse ano, “A Grande Aposta”, onde especuladores irresponsáveis acabaram provocando uma crise econômica mundial sem precedentes. Esse filme segue uma linha um pouco parecida, mas agora com o detalhe de que há um sequestrador que foi vítima do sistema e do qual passamos a ter grande empatia, assim como os personagens de Clooney e Roberts tiveram para com ele. E, se Kyle era o personagem para o qual torcíamos, o vilão será o dono da empresa que deu o desfalque, que materializou todos aqueles especuladores de “A Grande Aposta”. Naquele filme, inspirado numa história real, a coisa foi menos pirotécnica. Já aqui em “Jogo do Dinheiro”, os tiros dados por Kyle ou o “passeio” dado pelos protagonistas na rua, cercados por muitos policiais, deu mais graça à coisa.
Quanto aos artistas, eles estiveram muito bem. Clooney fez com eficiência para seu personagem Gates um misto de cafajeste e amargurado. Roberts deu firmeza à sua personagem Fenn, submetida a uma tensão constante, tendo que ter a cabeça fria para orientar Gates pelo ponto eletrônico. Já o jovem O’Connell teve uma atuação segura no desespero e insegurança de Kyle, não ficando muito longe dos talentos de Roberts e Clooney. Pode-se dizer aqui que esse trio funcionou muito bem, o que era vital para esse filme, cujo enredo girava em torno do relacionamento entre esses três personagens.
O único problema da película foi o desfecho, que talvez tenha sido óbvio demais. Entretanto, isso não diminui em nada a qualidade do filme e do trabalho inaugural de Jodie Foster na direção, pois os atores estavam impecáveis com atuações convincentes.

Dessa forma, “Jogo do Dinheiro” é mais uma boa película que está por aí porque ela conta com um bom elenco, lança mão de um tema desafiador que ataca o sistema capitalista e tem o detalhe todo especial da estreia de Jodie Foster na direção. Vale a pena dar uma conferida. E não deixe de assistir ao trailer depois das fotos.

Cartaz do Filme

Um apresentador e uma diretora em conflito

Um sequestro ao vivo...

Procurando resolver uma situação escabrosa...

Um "passeio" inusitado pela rua

Jodie Foster na direção

A diretora Jodie Foster entre George Clooney e Julia Roberts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário