Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Resenha de Filme - Capitão América 2, O Soldado Invernal

Capitão América 2, O Soldado Invernal. A Ressurreição Da Hidra.
Quando falamos de continuações no cinema, quase sempre é uma regra geral as sequências não causarem tanto impacto quanto os primeiros filmes. Não é o caso aqui. Se “Capitão América 2, O Soldado Invernal” não foi melhor que o primeiro, ainda assim teve o mesmo nível de qualidade, sendo uma sequência à altura. Vamos estabelecer umas breves reflexões sobre mais essa produção da Marvel.
Depois que o nosso capitão Steve Rogers (interpretado por Chris Evans) sai de sua congelante hibernação de décadas e deu a sua contribuição nos “Vingadores”, ele continua prestando seus serviços para a organização de defesa SHIELD, ajudando numa operação secreta de resgate de um navio da organização que foi sequestrado. O que ele não sabe é que a Viúva Negra (nossa “Samanta” Scarlett Johansson) tinha uma missão secreta de resgatar um pen drive todo estiloso no barco sequestrado. O conteúdo deste pen drive permanece um mistério, e Rogers fica danado da vida com tantos segredos. Ele irá até Nick Fury (o “shark attack” Samuel Jackson) e descobre que a SHIELD constrói vários porta aviões voadores que atuam como armas de precisão, acertando alvos humanos pré-estabelecidos. Rogers critica abertamente tal arma, numa clara alusão a atual politica norte-americana de segurança que “atira primeiro para perguntar depois”, tolhendo, inclusive, a liberdade e privacidade de todas as pessoas. Fury mais tarde sofrerá um atentado e uma perseguição, se escondendo na casa de Rogers e sendo alvejado por um misterioso assassino profissional. Apesar dos esforços dos médicos, Fury morre (será?) e Rogers é interpelado por Alexander Peirce (interpretado por ninguém mais, ninguém menos que Robert Redford, uma boa escolha!), do alto comando da SHIELD, que suspeita que nosso herói tenha tido alguma participação no assassinato de Fury. Na verdade, esse interrogatório foi uma armadilha para capturar Rogers, que conseguiu fugir de seus próprios comandados. Com a ajuda da Viúva Negra e seu amigo Falcon (interpretado por Anthony Mackie, que tem umas asas mecânicas iradíssimas!!!), Rogers descobre o conteúdo do pen drive acessando-o nos computadores das antigas instalações da SHIELD na Segunda Guerra (sim, havia saídas USB, junto com monitores de fósforo verde!!!). Esse conteúdo tem a mente do cientista alemão Dr. Zola (interpretado por Toby Jones), um antigo cientista da organização nazista científica independente HIDRA capturado pela SHIELD. Ao conversar com a mente maligna presa nos antigos computadores e monitores de fósforo verde, Rogers descobre que a organização HIDRA se infiltrou na SHIELD, praticando às escondidas todos os tipos de conflitos do pós 2ª Guerra Mundial, numa tentativa de se fazer um reboot do mundo e criar uma nova ordem, nem que isso custasse a vida de milhões de pessoas, algo bem sintonizado com a ideologia nazista.
Aqui nós devemos fazer uma pausa, pois chegamos ao melhor do filme. A infiltração da HIDRA na SHIELD foi a melhor sacação da história, pois é uma crítica velada, mas ainda assim muito contundente, à política de segurança americana contemporânea. Fica claro na trama que todas as arbitrariedades realizadas pela SHIELD na busca por mais segurança, tal como vemos na real política de segurança americana de hoje, são ações da HIDRA infiltradas, uma organização nazista dentro de uma organização de segurança americana. Assim, fica implícita a crítica ao caráter antidemocrático e fascista da segurança americana de hoje.
Mas continuemos. Outro elemento digno de atenção é a presença do “soldado invernal” que, na história de quadrinhos original, era um antigo companheiro do Capitão América sequestrado pelos soviéticos e transformado num assassino profissional (notar a estrelinha vermelha no ombro de sua armadura). Pois é. Como não há mais União Soviética, ele foi capturado pela HIDRA para se tornar assassino profissional dessa organização. No filme, nosso soldado invernal é o que atira em Fury e é Bucky Barnes (interpretado por Sam Sebastian), o amigo de Rogers que caiu do trem num precipício gelado no primeiro filme. E, obviamente, Rogers não vai querer agredir seu amiguinho Bucky, tomando muita porrada por causa disso (embora ele dê uns cascudos também). O problema é que Bucky não se lembra direito de seu passado, tendo apenas vagos lampejos de memória, num prato cheio para uma continuação, embora o Capitão América já esteja confirmado na sequência de “Avengers”. A Marvel tem fila para fazer seus filmes.
Vale ainda dizer aqui que, além de uma boa história, a sequência de “Capitão América” se distancia um pouco das historinhas convencionais de super-heróis e se aproxima mais de filmes de ação e espionagem, com direito a muitas cenas de tiroteios e créditos finais dignos de filmes de James Bond, como se presenciássemos uma pequena compilação de gêneros. Mas ainda assim, é um filme da Marvel, com direito a sequências pós-créditos, a tradicional ponta do Stan Lee e os efeitos especiais de sempre, com a presença do 3D subutilizado de hoje em dia (o atual 3D só foi utilizado de forma bem original em “A Invenção de Hugo Cabret”, do Scorsese).

Dessa forma, “Capitão América 2, O Soldado Invernal” é um filme da Marvel que vale a pena e prima por ter uma boa história, um bom elenco e uma crítica velada, mas contundente, ao atual establishment americano.

 Cartaz do Filme.


Steve Rogers de volta.


Com o Soldado Invernal e a Viúva Negra.


No início, uma identidade secreta.


Robert Redford, dando mais credibilidade ao trabalho da Marvel.


Nick Fury. Morreu mesmo???


Uma Viúva Negra muito boazuda!!!


Falcon, o amigo do Capitão América e suas asonas.

2 comentários:

  1. Achei que fosse rolar um affair entre ele e a Viúva, mesmo tendo aparecido a agente Carter que nos quadrinhos fou a namoradinha da atualidade di Capitão, mas acabou ficando naquela bricandeirinha mesmo. Isso não foi o mais importante do filme; entre vários destaques eu aponto a aparição do Falcão, ele praticamente se torna um novo parceiro do América auxiliando nas ações aéreas. Falcão é um dos mais novos membros dos Vingadores.

    ResponderExcluir
  2. O segundo e preferido filme Capitão América que eu gosto. O desempenho da atriz Scarlett Johansoon este pelícuñla e película Lucy são dois em que eu gosto de ver o seu desempenho. Uma boa fita para fazer com a família.

    ResponderExcluir