Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Resenha de Filme - Amnésia

Amnesia. Alemanha De Anteontem, Ontem E Hoje.
Um baita filme em nossas telonas. “Amnesia”, de Barbet Schroeder, pode ser classificada como uma daquelas películas que nos acerta no estômago com muita força. Sim, esse é mais um filme daqueles que aborda a temática da Segunda Guerra Mundial e do nazismo, mas agora sob o prisma alemão. E, em síntese, podemos dizer que a história é um conflito vivo de gerações que passaram pelo trauma de ver seu país gerando um regime extremamente autoritário e assassino.
No que consiste a trama? Vemos aqui a história de Martha (interpretada por Marthe Keller), uma senhora de meia idade que vive numa casa isolada na ilha de Ibiza. Estamos no ano de 1990, um pouco depois da queda do Muro de Berlim. Martha é uma mulher de hábitos, digamos, pouco convencionais. Vive numa casa sem luz elétrica, e recusa qualquer coisa que se remeta ao seu país de origem, a Alemanha, indo desde falar o idioma pátrio até andar em fuscas ou beber vinhos alemães. Obviamente, ela sente vergonha e revolta das atrocidades cometidas pelos nazistas, sendo esse o motivo de sua aversão a tudo que seja de origem alemã. Mas, um belo dia, bate à sua porta o seu novo vizinho, o jovem alemão Jo (interpretado por Max Riemelt), um rapaz que tem como sonho ser DJ de Amnesia, a principal danceteria de Ibiza, numa época em que esse emprego era uma verdadeira novidade. Logo, logo, os dois desenvolverão uma amizade próxima e com muitas afinidades. Mas Jo ficará altamente incomodado com essa repulsa de Martha a toda e qualquer referência alemã, pois ele acredita que sua amiga não pode viver nutrindo esse ódio o tempo todo e que a Alemanha mudou depois do nazismo. Jo, que é de uma geração mais nova, e não vivenciou os horrores da guerra, prefere que seu país olhe adiante e se reconstrua. Martha acredita que isso é varrer o passado para debaixo do tapete. A coisa fica ainda mais interessante quando Jo recebe a visita de sua mãe, Elfriede (interpretada por Corinna Kirchhoff), e de seu avô Bruno (interpretado pelo polivalente Bruno Ganz). Aí, podemos ver três gerações de alemães interagindo: a que vivenciou a guerra e seus horrores, a que vivenciou a reconstrução do pós guerra e a geração mais atual, que não vivenciou tais mazelas. E esse é o momento mais marcante e forte do filme, que os “spoilers” não me permitem entrar em mais detalhes.
É muito interessante notar como essas três gerações estão interligadas e uma afeta a outra, mostrando que o fardo do nazismo é muito pesado para um país carregar. Isso somente reforça a importância de regimes e governos mais democráticos em detrimento dos regimes autoritários, que de tão nocivos, provocam traumas até em tempos de paz e liberdade. Em relação à interpretação dos atores, elas foram razoáveis, mas extremamente contidas, com muito pouca emoção. Os poucos minutos da presença de Bruno Ganz salvaram um pouco a coisa, onde ele transbordou muita simpatia, emoção e, principalmente, despertou comoção em suas memórias sobre o passado. Mas a grande mensagem é a de que, apesar de todas as mazelas que o nazismo provocou, a cultura alemã não é de se jogar fora e nos produziu muitas pérolas, do status de um Goethe, Schiller, Beethoven ou Bach. E o diálogo entre as três gerações de alemães ajuda a resgatar esse sentimento de valorização do povo alemão.

Assim, “Amnesia” é um daqueles filmes que não pode se perder, pois ele nos lança à reflexão da interação de gerações que tiveram o fardo no nazismo sobre elas e de como os indivíduos reagem e trocam experiências a respeito de tão complexa temática. Um filme para ver, ter e guardar. Programa imperdível.

Image result for amnesia filme 2015
Cartaz do Filme

Image result for amnesia filme 2015
Martha e Jo. Uma amizade de gerações

Image result for amnesia filme 2015
Martha renega seu passado alemão

Image result for amnesia filme 2015
Bruno Ganz arrebentou!!!

Image result for amnesia filme 2015
Max Riemelt e Marthe Keller com o diretor Barbet Schroeder numa coletiva de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário