Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Resenha de Filme - Histórias da Psicanálise

Histórias Da Psicanálise. É Freud!!!
Um interessante documentário brasileiro em nossas telonas. “Histórias da Psicanálise” é um filme que aborda as reflexões feitas por leitores do mundialmente conhecido Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Os textos de Freud foram analisados de várias formas. Em primeiro lugar, os especialistas (leia-se psicanalistas, filósofos, tradutores, escritores, etc.) mencionaram a forma altamente sedutora como Freud escrevia seus textos. O cientista queria, antes de tudo, estar mais próximo do lirismo da literatura do que do rigor científico dos textos acadêmicos. Assim, os leitores de Freud dizem que seus textos são muito gostosos de ler, pois foram preparados para o público alemão médio e não para os acadêmicos de universidades. Em segundo lugar, falou-se muito da questão da tradução, um enorme problema, pois as versões de Freud em português foram obtidas através da tradução da versão inglesa, que foi traduzida do original em alemão. E isso porque não mencionamos as traduções em francês. Ou seja, o tradutor não faz somente um ofício mecânico de passar um texto de uma língua para outra. Há todo um contexto gramatical e cultural que deve ser levado em consideração quando a tradução é feita e o profissional dessa área precisa estar antenado muito bem com a cosmogonia desses mundos culturais com os quais lida.
A definição do que é ser brasileiro também foi discutida pelos especialistas, com ênfase na questão da miscigenação, da permissividade que estimula a impunidade e outros elementos que buscam responder (ou pelo menos refletir sobre) se há uma identidade genuinamente brasileira.

Esses são apenas alguns dos temas discutidos nesse documentário altamente prolífico sobre Freud e a psicanálise. Pelo fato de a discussão ser levada por profissionais de várias áreas diferentes, o debate torna-se riquíssimo e é o tipo do documentário onde a gente aprende muito sendo, desde já, de altíssimo valor e muito recomendado. Um programão imperdível e um documentário daqueles para ver, ter e guardar. Vale muito a pena ver mais esse bom filme que, como ocorre com a maioria das produções de qualidade nesse país que pouco valoriza a reflexão, não tem a divulgação merecida. Por isso, não deixe de procurá-lo para assistir nas telonas ou, futuramente, em DVD. Mas não deixe de ver. E depois das fotos, veja o trailer.

Image result for historias da psicanalise filme cartaz
Cartaz do Filme.

Image result for historias da psicanalise filme cartaz
Vários...

Image result for historias da psicanalise filme cartaz
... especialistas...

Image result for historias da psicanalise filme cartaz
... comentaram...

Image result for historias da psicanalise filme
...Freud... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário