Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!
Brigitte Helm, A Deusa Eterna De Yoshiwara!!!

sábado, 26 de abril de 2014

Resenha de Filme - Tudo Por Justiça

Tudo Por Justiça. Vingança Em Drama Social.
Um bom filme americano na área. “Tudo Por Justiça” tem a vantagem de ter um bom roteiro e um baita elenco. Christian Bale, Sam Shepard, Willem Dafoe, Casey Affleck, Zoe Saldana, Forest Whitaker e Woody Harrelson. Um cast de respeito que funciona em todo o seu talento a serviço de uma boa história. Vamos a ela.
Vemos aqui uma trama que fala de dois irmãos, Russel (interpretado por Bale) e Rodney (interpretado por Affleck). Eles vivem numa região dos Estados Unidos ao pé dos montes Apalaches estagnada economicamente, onde uma moribunda usina de aço garante, por enquanto, o sustento das famílias. Enquanto Russel, o mais velho, segue a tradição da família e trabalha na usina (cujo pai está muito doente depois de ter trabalhado nela a vida inteira), Rodney tenta a sorte em jogos de azar, perdendo dinheiro e se endividando com John Petty (interpretado por Willem Dafoe). Rodney não terá outra alternativa senão começar a fazer lutas por dinheiro, algo que não dá muito lucro em sua cidadezinha. Assim, Rodney pressiona Petty a agendar uma luta nas montanhas, onde existem gangs de barra muito pesada, sendo que a mais perigosa delas é a de Harlan DeGroat (interpretado por Harrelson), que já fazia ameaças a Petty por este lhe dever dinheiro. Petty sobe as montanhas com Rodney muito a contragosto, por saber que aquele povo dos Apalaches era extremamente violento. Lá em cima, Rodney é pressionado a simular um nocaute, mas seu passado de veterano de guerra no Iraque o torna muito violento nas lutas. O que acaba acontecendo é que Petty e Rodney desaparecem (os espectadores sabem como, mas não contarei aqui) e Russel quer subir as montanhas para resgatar o irmão. Mas ele encontrará a resistência do chefe de policia Wesley Barnes (interpretado por Whitaker), que tomou a sua mulher, Lena (interpretada por Saldana), pois Russel passou uma temporada na cadeia já que, num acidente de trânsito em que ele se envolveu, um menino morreu e foi encontrado álcool no sangue de Russel. Assim, Russel sai em busca de seu irmão, busca essa que, mais tarde se tornará uma obcecada caça por vingança.
O filme tem muitos méritos. O que poderia ser uma história pirotécnica de ação americana típica torna-se mais um drama e um filme que aborda questões sociais americanas bem contemporâneas. Vemos aqui a questão do desemprego e a concorrência americana em desvantagem perante a economia chinesa (a fábrica de aço está na iminência de fechar, pois o aço chinês é mais barato); a forma como Rodney, veterano de guerra no Iraque, é tratado, pois ao se sacrificar pelo país, não vê qualquer perspectiva quando volta a sua terra natal; o drama que Russel sofre ao ter o irmão desaparecido por tentar a sorte na luta e perder a esposa por um acidente que foi uma verdadeira tragédia do acaso; e a opção por um final não feliz. Quanto aos atores, Bale esteve sublime no filme, melhor que em “Trapaça”. Whitaker dispensa qualquer apresentação. Shepard fez um excelente e ponderado tio dos dois irmãos protagonistas. Harrelson fez um vilão muito convincente. Dafoe conseguia lidar simultaneamente com a situação de ser um inescrupuloso bookmaker e ainda desenvolver uma afeição por Rodney. Já Saldana e Affleck ficaram meio que ofuscados por tanto talento em volta deles. Foi até covardia. Mas desempenharam bem seus papeis.

Assim, “Tudo Por Justiça” é um filme que nos oferece vários elementos interessantes para reflexão em seu roteiro, não sendo apenas um desfile de violência e ação. Tudo isso incrementado por um excelente elenco.


 Cartaz do Filme.


Casal desmantelado por tragédia do acaso...


Bale e Harrelson: vingança permeia a relação entre seus personagens.


Dafoe. Presença marcante, como sempre...


Shepard. Tio centrado e coerente.


 Affleck. Ganhando a vida com lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário