Trinta.
Um Bailarino Que Une Ópera E Samba.
Um excelente filme
brasileiro em nossas telas. “Trinta” conta a história do consagrado e conhecido
carnavalesco Joãozinho Trinta em seu início de carreira, quando era assistente
de Fernando Pamplona no Salgueiro e teve que substituir o carnavalesco oficial
após uma discussão que este teve com o banqueiro de bicho da escola de samba.
Joãozinho teve que enfrentar todo o tipo de preconceito, pois ele era bailarino
do Teatro Municipal, numa época em que a homofobia era ainda maior que a de
hoje. Preconceito de seus familiares de São Luís, Maranhão. Preconceito da
comunidade do Salgueiro, que via em Pamplona um verdadeiro carnavalesco e via o
novato Joãozinho com desconfiança. Preconceito contra as ideias absolutamente
revolucionárias e eruditas de Joãozinho, que pareciam ter nada a ver com samba.
Mas o maranhense altamente talentoso e sensível soube entrar no esquema e domar
a tudo e a todos, dizendo que tinha Exu no corpo!
E os atores? Matheus
Nachtergaele, sempre talentosíssimo, conseguiu praticamente ressuscitar
Joãozinho diante de nossos olhos, com uma interpretação carregada de toda uma
gestualidade que lembrava muito o carnavalesco. O ator conseguiu combinar toda
uma sensibilidade e delicadeza do personagem bailarino com o pulso forte do
carnavalesco que sabe comandar toda uma equipe que, em alguns momentos, chegava
a ser hostil a ele pelos preconceitos que já foram mencionados aqui. Milhem
Cortaz, o Tião, símbolo máximo da resistência da comunidade ao protagonista, também
estava estupendo, com seu biótipo e jeitão meio vaca brava, que ele consegue
interpretar tão bem, com sua consagrada voz cavernosa. Tanto Matheus quanto
Milhem já são figurinhas carimbadas. Não podemos esquecer de falar da bela atuação
de Fabrício Boliveira, o Calça Larga, uma espécie de aglutinador e conciliador
de egos da escola de samba. E um destaque todo especial para Paulo Tiefenthaler,
que interpretou um ótimo Fernando Pamplona, que tem aquele jeitão mesmo, firme
e carismático, expresso até nas vezes em que fez comentários para desfiles de
escola de samba na extinta TV Manchete, lá na década de 1980.
O detalhe que chama
mais a atenção do filme é como Pamplona e Joãozinho conseguiam enxergar de
forma magistral as relações entre a ópera que encenavam no Teatro Municipal e a
montagem e a constituição de um desfile de escola de samba. As pesquisas
históricas na construção do enredo realizadas por Joãozinho de forma muito
eficiente também são destacadas na trama. Só é de se lamentar que o filme tenha
ficado muito focado no seu primeiro desfile como carnavalesco no Salgueiro em
1974. Por ser muito bom, o filme parece acabar antes do tempo e fica um
gostinho de quero mais. É um pecado, por exemplo, não aparecer sua fase na
Beija-Flor e o antológico desfile de 1989, com o enredo “Ratos e Urubus,
Larguem a Minha Fantasia”, citado no filme somente em imagens de arquivo. Mas tudo
é uma questão de recorte. Optou-se por radiografar o início da carreira do
carnavalesco e não a sua época já consagrada.
Apesar do filme poder
ter uma maior duração, de tão bom que foi, “Trinta” é um filmaço, e merece
muito ser visto, principalmente pelos amantes do samba e para aqueles que
querem conhecer um pouco mais o cotidiano da preparação de um desfile de escola
de samba. Programa imperdível.
Cartaz do filme
Joãozinho Trinta (Matheus Nachtergaele)
Fernando Pamplona (Paulo Tiefenthaler) e sua esposa Zeni (Paolla Oliveira)
Joãozinho com Calça Larga (Fabrício Boliveira)
Ernani Moraes faz o banqueiro de jogo de bicho Germano.
Tião (Milhem Cortaz) será um empecilho para Joãozinho.
Mestre Sala Claudinho e Porta Bandeira Selminha com Paolla Oliveira. Também participaram do filme, apesar de defenderem as cores do Salgueiro (Na vida real, defendem a Beija Flor).
Joãozinho e sua rainha da França.
Gênio Indomável. Muitas saudades...
Boa noite, gostaria muito de assistir o filme TRINTA mas não consigo achar em lugar nenhum um link ou um site que eu consiga assistir.
ResponderExcluirPor acaso alguém teria alguma informação para me ajudar?
Estou no aguardo.