quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Resenha de Filme - O Mercado de Notícias

O Mercado De Notícias. O Que É Ser Jornalista?
Este ano tivemos um excelente documentário brasileiro intitulado “O Mercador de Notícias”, que tem como objetivo principal fazer um mapeamento da atividade jornalística no Brasil, usando como inspiração a peça teatral de mesmo nome, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Johnson, em 1625. Johnson teve o privilégio de ser o segundo maior dramaturgo inglês (só perdia para Shakespeare, obviamente) e sua peça falava sobre os primórdios do jornalismo tal como entendemos hoje, que surgia na Europa em meados dos séculos XVII e XVIII. O documentário é muito interessante e esclarecedor, pois podemos ver nomes consagrados do jornalismo brasileiro sendo entrevistados, como Geneton Moraes Neto, Luís Nassif e Paulo Moreira Leite, falando de seu “metier”. E eles abordam várias questões como a liberdade de imprensa, a ética, o posicionamento político dos jornais, a oposição das mídias ao governo, o futuro da imprensa com o advento da internet e outros temas caros ao jornalismo. Tudo isso entremeado por encenações da peça de Ben Johnson.
Esse documentário de Jorge Furtado é um material e tanto não só para os estudantes de jornalismo como também é uma curiosidade para o grande público, já que ele tem a oportunidade de ver jornalistas falando até de forma bem crítica de sua profissão, que muitas vezes passa a pecha de que é um “quarto poder infalível”, onde os profissionais de imprensa, quando criticados, assumem uma postura altamente corporativista e se defendem, muitas vezes até atacando, perante aos olhos do público. Obviamente existem exceções, como o bom programa “Observatório da Imprensa”, do Alberto Dines (que inclusive faz falta a esse documentário), mas de certa forma, fica um espírito de onipotência e até uma rispidez no ar quando a imprensa se sente atacada. Nesse documentário, não sentimos esse corporativismo. Ao bom estilo do “Observatório da Imprensa”, analisa-se de forma crítica o papel da mídia na sociedade, tomando inclusive o exemplo da bolinha de papel na careca do José Serra, que tomou proporções de um atentado à vida de um candidato a presidência da República, e a da reprodução de um Picasso travestido de verdadeiro pela mídia, na sede do INSS de Brasília. Isso sem falar da destruição de reputações que a mídia promove volta e meia, com o objetivo de atacar governos ideologicamente incompatíveis com a orientação política dos jornais.

Definitivamente, “O Mercado de Notícias” é um documentário que vale muito a pena ser visto, pois ele discute com muita responsabilidade qual é o papel da mídia na nossa sociedade atual.


Cartaz do filme


Geneton Moraes Neto é um dos entrevistados.


Paulo Moreira Leite e Luís Nassif também dão boas contribuições.


O diretor Jorge Furtado e as atrizes que encenam trechos da peça. 

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